Logo

teste oi

PARQUE AQUÁTICO MARIA LENK

O Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil é um dos orgulhos do Time Brasil. Palco de competições nos Jogos Pan-americanos de 2007 e nos Jogos Olímpicos de 2016, a instalação possui estrutura de ponta para receber centenas de atletas todos os anos. Há equipes de ginástica artística, natação e saltos ornamentais em treinamento permanente, mas também espaços adequados para abrigar treinos, preparação física, atendimento médico e avaliações clínicas e de desempenho de quaisquer outros esportes.

CENTRO DE TREINAMENTO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) inaugurou em 2015 o Centro de Treinamento Time Brasil de Ginástica Artística. Montado na área de aquecimento da Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, no Rio, o CT tem estrutura completa para o treinamento, preparação física e recuperação dos atletas das seleções feminina e masculina.
Para deixar a área pronta para as ginastas, o COB investiu na construção de fosso e salas de apoio e na compra, importação e instalação dos equipamentos esportivos e tecnológicos. 


Com 2.500m², o Centro de Treinamento de Ginástica Artística conta com salas de reuniões, de atendimento às atletas pelas equipes multidisciplinares, médica, de administração, além de área de convivência, refeitório, preparação física, fisioterapia e sala de ciências no esporte.


Há, ainda, equipamentos de análise de imagem, e todos os equipamentos que serão utilizados nos Jogos Olímpicos 2024. O Centro de Treinamento de Ginástica Artística é o único climatizado no Brasil climatizado, e é considerado um dos melhores do mundo.

Comissão de Atletas

CENTRO
DE SAÚDE E PERFORMANCE

A sala de Esportes de Combate pode atender até 25 atletas simultaneamente, além de intercâmbio com atletas estrangeiros. O local conta com equipamentos de filmagem para análise de movimento, sala de musculação com equipamentos específicos para as modalidades, sala de descanso, sala de avaliação e área de luta.



A sala de taekwondo foi a primeira instalação inaugurada no CT Time Brasil, em dezembro de 2010. O local serviu como base para a preparação da medalhista olímpica Natália Falavigna e de sua equipe para os Jogos Londres 2012.

LABORATÓRIO
OLÍMPICO

O Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) está à disposição dos principais atletas do país e das Confederações Brasileiras Olímpicas. Instalado em área de aproximadamente 1.700m2 no Centro de Treinamento do COB, conta com uma série de equipamentos de última geração para avaliação e monitoramento dos atletas, colocando a tecnologia a serviço do esporte.

O Laboratório Olímpico foi criado com o objetivo de auxiliar na melhoria do desempenho dos atletas a partir do suporte científico às modalidades olímpicas, da pesquisa e do desenvolvimento no esporte. As diversas áreas científicas do Laboratório, analisam os dados obtidos dos atletas, gerando informações integradas para que o treinador possa tomar decisões mais precisas na elaboração do programa de treino, diminuindo o risco de lesões, aumentando a qualidade do trabalho e melhorando resultados.

Essa proximidade permite uma intervenção contínua e interdisciplinar. Os atletas são avaliados e monitorados por diferentes especialistas que oferecerem aos treinadores informações precisas que ajudam no planejamento das sessões de treinamento e das competições.


Por este motivo, o Laboratório Olímpico apresenta um conceito inovador, que viabiliza avaliações personalizadas capazes de atender às especificidades de cada modalidade, inclusive podendo se deslocar para onde os nossos atletas estiverem.

Áreas de Atuação do
Laboratório Olímpico

O trabalho em conjunto de todas essas áreas do conhecimento impacta positivamente na tomada de decisões durante a montagem dos planos de treinamento dos nossos atletas. Em um mundo onde o esporte é decidido em pequenos detalhes, este legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, equipado com tecnologia de ponta, é uma ferramenta eficaz para o ganho de performance dos atletas olímpicos do Brasil.

Preparação Física

Ciência e Tecnologia Esportiva

A avaliação, planejamento, acompanhamento e educação nutricional e de hidratação fazem parte do escopo de atuações da área. Para que o desempenho em treinamentos e competições seja efetivo, é necessária adequada ingesta de nutrientes e líquidos. Além da quantidade devem ser controlados a qualidade e a periodização da alimentação. As prescrições são feitas de forma personalizada e de acordo com a especificidade de cada modalidade.