

Escalada Esportiva

HISTÓRIA
História
A prática de subir montanhas teve origem a milhares de anos, com pinturas que retratam a modalidade datadas de 400a.C., mas o esporte como o conhecemos só surgiu na segunda metade do século XIX e teve as primeiras competições indoor nos anos 80.
A escalada como prática esportiva não tem uma origem definida porque registros apontam a grupos de escaladores em regiões montanhosas na Grã-Bretanha, na Alemanha e na Itália fazendo escaladas praticamente na mesma época. Já a primeira competição de escalada esportiva em rocha natural foi realizada na Itália em 1985. Um ano depois, em Lyon, na França, seria disputada a primeira competição indoor.
O esporte fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020 com três disciplinas: velocidade, dificuldade e bouldering. Na disputa de velocidade, dois atletas percorrem uma rota fixa numa parede de 15m um contra o outro. No bouldering, os escaladores percorrem um número de rotas fixas em uma parede de 4m em um tempo especificado. Na dificuldade, os atletas tentam subir o mais alto possível em uma parede com mais de 15m de altura dentro de um tempo fixo.
Curiosidades
- A cidade de Groningen, na Holanda, possui a maior parede artificial do mundo, com 37m de altura;
- No Brasil, o primeiro ginásio de escalada foi a 90 graus em São Paulo, inaugurado em 1994;
- O recorde mundial de velocidade é 5,48s do iraniano Reza Alipour. O movimento de largada que ele inventou hoje é chamado de Reza.