

Golfe

HISTÓRIA
História
Os primeiros registros de uma atividade semelhante ao golfe remetem a um jogo romano em que os participantes usavam uma vara para bater em uma bola de couro.
Já as primeiras regras oficiais do golfe foram estabelecidas em St Andrews, na Escócia, em 1754. Mas algumas pesquisas mostram que esportes similares eram praticados na Holanda e chegaram às Ilhas Britânicas no Século XV.
O principal objetivo é acertar uma bola no buraco com o menor número possível de tacadas.
O golfe é disputado em um grande gramado. Ao longo do circuito, os atletas encontram diversos tipos de terreno e obstáculos, como areia, árvores, lagos e morros. A área nobre do campo onde ficam os buracos é chamada de green e tem a grama mais rala para que a bola deslize bem.
O golfe fez parte do Programa Olímpico duas vezes: em Paris 1900 e Saint Louis 1904. No primeiro, dois torneios foram disputados, uma para homens, outro para mulheres. No segundo, o feminino foi substituído pelo evento por equipes.
Na 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, em 2009, os membros votaram pelo retorno do golfe ao programa. O primeiro campeão olímpico dos últimos 100 anos foi premiado no Rio 2016.
Curiosidades
- Os primeiros torneios femininos foram estabelecidos no final do Século XIX;
- Oficiais escoceses que praticavam golfe nas forças armadas britânicas lideraram a expansão do esporte;
- Até os anos 2020, existiam mais de 30.000 cursos de golfe e o esporte é jogado por mais de 60 milhões de homens e mulheres mundo afora;
- Nos Jogos Olímpicos, o circuito tem 72 buracos, e o atleta que terminar com placar mais baixo leva a medalha de ouro. Em caso de empate, um playoff de três buracos determinará o vencedor.
- A bola de golfe não pode pesar mais do que 45,93 gramas e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros.